Dermatologista na Barra da Tijuca – Dra. Flávia Gusmão.
Mais de 30 anos de Experiência.
Nos dias de hoje, com a sub-especialização se tornando cada vez mais frequente, alguns profissionais se dedicam apenas a algumas áreas da dermatologia e com isso perdem a visão do paciente como um todo. Há ótimos dermatologistas clínicos que não trabalham com procedimentos estéticos ou cirúrgicos e há aqueles que têm seu forte no atendimento estético, mas não tem uma visão clínica de quem é aquele paciente que está se submetendo ao procedimento.
Desde o início de minha prática, tive uma boa base clínica, por ter feito residência em clínica médica antes da especialização em dermatologia. Consegui assim ter esse olhar completo sobre o paciente para poder ajudá-lo em todos os aspectos do seu tratamento, seja tratando suas doenças de pele, unhas e cabelo, seja retirando cirurgicamente lesões benignas e malignas, ou ajudando-o a manter sempre uma autoestima alta sentindo-se satisfeito com a sua aparência, fazendo pequenas correções estéticas na medida em que vão se desenvolvendo os sinais de envelhecimento, no intuito de retardá-lo.
Há muitas alterações apresentados pela pele que podem direcionar o pensamento do médico atento que tenha uma boa visão clínica para doenças potencialmente graves em outros locais do organismo, assim como são muitas as doenças em que usamos medicamentos com possibilidade de interagir com outros, ou que possuam efeitos colaterais graves; então ter conhecimento disso tudo é imprescindível para um bom acompanhamento.
O dermatologista deve ter um olhar global para que seus pacientes possam contar com ele sempre, para tratar desde sua dermatite atópica quando bebê, a sua acne, quando adolescente, até minimizar os sinais de seu envelhecimento na medida em que forem aparecendo ao longo da vida.