Quando envelhecemos, todos os componentes da nossa face vão diminuindo, a pele afina, os tecidos elástico e colágeno são menos produzidos, parte do osso é reabsorvida, os compartimentos de gordura se reduzem e essas alterações vão causando os sinais que mostram nosso envelhecimento: As rugas se acentuam, a bochecha diminui, as olheiras aumentam, os lábios afinam, os cantos da boca ficam caídos e toda a pele fica mais flácida.
Existem muitas formas de tratar esses sinais; uma delas é o preenchimento. É um procedimento já utilizado há muitos anos e bem conhecidos. Desde 1800, quando se começou a utilização de implantes de gordura para corrigir defeitos cosméticos, até hoje, cada vez mais são produzidas e difundidas novas substâncias para preenchimentos com resultados cada vez mais harmoniosos e naturais.
O mais amplamente utilizado é o ácido hialurônico, esse produto está presente naturalmente na nossa pele e tem risco muito baixo de desenvolver qualquer tipo de alergia, por isso não necessita de teste alérgico prévio, como acontece com os produtos à base de colágeno bovino.
Os primeiros produtos à base de ácido hialurônico foram lançados em 2003 e desde então vários foram lançados, que funcionam de forma semelhante, mas cada um com suas próprias características: Concentração e tamanho das partículas, reticulação, maleabilidade, presença ou não de anestésicos, entre outras.
Como cada pessoa apresenta características próprias deve ser feito um plano de tratamento individualizado que seja seguro e eficaz na correção do que vem afligindo o paciente, e ninguém melhor para avaliar tudo isso do que o seu dermatologista.
Deixe um comentário